sábado, 25 de julho de 2009

As curiosidades do Giro da Italia 2009



Alguns recordes- Os italianos Alfredo Binda e Fausto Coppi e o belga Eddy Merckx são os maiores vencedores: 5 títulos. - A Itália é soberana em número de títulos: 63 vitórias. - Eddy Merckx é o ciclista que vestiu a camisa rosa por mais tempo: 77 dias. - Mario Cipollini é o ciclista com maior número de vitórias: 42 etapas no currículo. - O italiano Alfredo Binda é o segundo colocado nos dois quesitos anteriores. Ele ficou com a camisa rosa durante 59 dias e venceu 41 etapas. - Em 1940, Fausto Coppi tornou-se o campeão mais jovem. Vinte anos, oito meses e 25 dias. - Fiorenzo Magni é o vencedor mais velho. Quando venceu em 1955, tinha 35 anos. - Magni também detém o recorde do título com menor diferença de tempo em relação ao segundo colocado - em 1948, venceu com onze segundos de vantagem sobre Ezio Cecchi.
Troféu BonacossaDesde 1989, a imprensa especializada escolhe um ciclista como o destaque do Giro d´Itália. Este prêmio é intitulado Troféu Alberto Bonacossa.
Troféu Vincenzo TorrianiEste prêmio é uma homenagem ao ex-patrão do Giro, que faleceu em 1996, e chega a sua 13ª edição. Este ano ficará com o Troféu Vicenzo Torriani o ciclista vencedor da 20ª etapa, a mesma do "Cima Coppi".

Nenhum comentário: