segunda-feira, 17 de março de 2008

Historia do Ciclismo 14/01/2008






A História do CiclismoEm 1790, após uma série de estudos, o Conde Sivrac inventou o Celerífero ou Cavalo de Duas Rodas, como assim foi chamada pelos parisienses essa estranha máquina.Embora tal informação não seja absolutamente concreta, foi nesse mesmo ano que apareceu a viatura de duas rodas. Parece ter começado nessa época a história do ciclismo.O ciclismo como esporte foi iniciado na Inglaterra em meados do século XIX, logo que os avanços tecnológicos na fabricação do veículo possibilitaram o alcance de maiores velocidades. Em 1865, já existiam grupos fanáticos pelo esporte na Inglaterra, e vinte anos depois, sua ascensão já estava em toda a Europa. Fundou-se então na França a União Ciclística Internacional. Desde 1986 em Atenas, a primeira Olimpíada da época moderna, o ciclismo integra os jogos Olímpicos.O ciclismo foi introduzido no Brasil ao final do século XIX com a criação do Velódromo em São Paulo, onde o Ciclismo já era considerado um esporte da moda. A Federação Paulista de Ciclismo foi fundada em 1925 e logo após, em 1938, realizou o primeiro Campeonato Brasileiro de Ciclismo, na cidade de Porto Alegre.Hoje o Ciclismo é considerado um esporte popular, sendo praticado no mundo inteiro. Integra os Jogos Olímpicos e os campeonatos Pan-Americanos e Sul-Americanos. Poucos esportes alcançaram tanto prestígio como o Ciclismo, que hoje na Europa é o esporte de preferência da população.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

25/11/2007- treino casa de pedra


o ultimo passeio dos (ciclismo de estrada) foi dia 20/11/2007 feriado terça feira e domingo dia 25/11/2007 fui treinar sozinho, pois estava sem treino,sai de casa as 7 horas da manha fui sozinho pela rodovia indio tibiriça até a entrada da casa de pedra tem 40 km.


Dia 20 do feriado sai tarde de casa era 11:30 da manha pela rodovia encontrei na estrada 3 ciclista indo tambem para casa de pedra um ciclista se destacou dos outros dois e foi em frente num passo de 35 km.por hora,eu (pardal) fui no encalso ate a entrada da casa de pedra.


Fiquei na roda de ciclista por alguns minutos ate que, um pelotao apareceu, e fui tambem de roda atras deste pelotao.


O treino foi ate as 13:45 paremos para descansar,tava dois conhecido o tico de maua, e abilio de s.mateus. Na hora de vir embora,parecia treino os caras pedalaram forte.


Até a proxima amigos!


Pardal.



domingo, 16 de setembro de 2007

volta ciclistica de são paulo


SÃO CAETANO/NOSSA CAIXA/SUNDOWN SAI NA FRENTE NA VOLTA CICLÍSTICA DE SÃO PAULO
Uruguaio Hector Figueiras venceu a primeira etapa disputada no Autódromo de Interlagos
São Paulo – A equipe São Caetano/Nossa Caixa/Sundown venceu a primeira etapa da volta Ciclística de São Paulo. Na manhã deste domingo no Autódromo de Interlagos, na capital paulista, o uruguaio Hector Figueiras terminou em primeiro os 21 quilômetros da etapa de abertura. Figueiras marcou 26m35 e foi seguido por Nilceu Aparecido dos Santos (Scott/Fadenp/São José dos Campos), com 26m37, e pelo argentino Sebastian Manuel Cancio, companheiro de equipe de Figueiras, que fez 26m39. A terceira edição da Volta Ciclística de São Paulo terá outras oito etapas. A segunda acontece na tarde deste domingo entre São Paulo e São José dos Campos. Na segunda-feira pela manhã os ciclistas das 11 equipes nacionais e de cinco países (Itália, Portugal, Canadá, Argentina e Porto Rico) farão a terceira etapa entre a cidade do Vale do Paraíba e Atibaia.O vencedor da primeira Meta Volante foi o português Bruno André Carvalho. A organização determina antes da largada uma distância a ser cumprida pelos ciclistas e Carvalho terminou na frente a segunda volta na pista de Interlagos. O brasileiro Mac Donald Trindade ganhou o primeiro Prêmio Montanha. Ele chegou na frente na terceira e penúltima das cinco voltas da etapa de abertura.“Esse resultado foi fruto de uma preparação muito forte que fiz nos últimos três meses especialmente para a Volta Ciclística de São Paulo. Apesar de sabermos que ainda teremos muita coisa pela frente, estamos confiantes num bom resultado”, disse Figueiras.O técnico da equipe São Caetano/Nossa Caixa/Sundown, Eduardo Trilini encara com normalidade o fato de ser argentino e comandar uma equipe brasileira com ciclistas nacionais, o uruguaio Figueiras e o também argentino Cancio. Para ele, independentemente da nacionalidade dos atletas, o que vale são os resultados apresentados.“Fui contratado para fazer o melhor, independentemente da nacionalidade dos ciclistas. Acredito até que pela diversidade de sermos uma equipe do Mercosul, podemos levar alguma vantagem, pois tentei escolher os melhores disponíveis e esse resultado de termos dois entre os três primeiros ciclistas incentiva os atletas a manterem a boa performance”, explicou Trilini. Nilceu Aparecido dos Santos, que tem um histórico de bons resultados especialmente na pista de Interlagos, onde em janeiro se sagrou campeão da Copa América de Ciclismo, se disse feliz com a segunda colocação e a boa largada na Volta Ciclística de São Paulo.“Como as etapas serão muito longas, a Volta Ciclística de São Paulo promete ser bastante dura. Na minha opinião a definição só sairá mesmo no último dia. O resultado desta primeira etapa não tem tanta importância assim na classificação final, mas sempre é bom andar entre os primeiros”, completou.
Fonte: LOCAL DA COMUNICAÇÃO Milton Alves (Mtb 16583) e José Eduardo Martins (11) 3263-0683 http://www.voltaciclisticadesaopaulo.com.br

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

ciclismo de estrada


ciclismo de estrada19/08/2007: Mogi das Cruzes – três fortes e três fracos
Em mais um domingo nublado, os Amigos do Pedal saíram para se exercitar. Nen e Marcos saíram de Cumbica e ainda na Avenida Santos Dummont, foram abordados por Régis, ou Pardal como é conhecido. Há tempos ele não aparecia e dessa vez também não combinara nada. O encontro fora acidental e como ele não tinha destino definido resolveu se juntar a dupla. Ritmo moderado até o posto Pinheirinho onde encontraram César. Pardal e César apertaram o passo e seguiram até Arujá. Nen e Marcos chegaram um pouco depois. Chegaram Daniel e “seu” Zé e assim, o grupo se dirigiu a Mogi das Cruzes. “Seu” Zé estava de quadro Peugeot e essa mudança parece ter sido benéfica para seu rendimento. Andou forte e sumiu a frente de Nen, Daniel e Marcos, que haviam parado para reparar câmera de Nen. Pardal subiu a frente num bom ritmo tal como César. Reparo feito, Nen, Daniel e Marcos subiram a serra do Itapeti. Nessa ordem, espaçados, chegaram ao topo, nitidamente frios e com o desempenho sofrível.Em Mogi, todos se alimentaram, se hidrataram e descansaram. Na volta, pneu furado de Pardal. “Seu” Zé passou e seguiu direto. Reparo feito, todos iniciaram a subida. César subiu a frente com Pardal no encalço. Bem mais atrás subia Nen, depois Daniel e por fim Marcos:novamente o trio lento do dia. Do alto da serra até a Via Dutra, os mais lentos melhoraram um pouco: Nen até ensaiou uma aproximação da dupla da ponta. Marcos subiu junto de Daniel e, a frente de “seu” Zé. Da Dutra a Cumbica, sem mudanças nas posições, com “seu” Zé andando muito forte no trecho plano.
Coincidentemente a fotografia do dia, retratou os que estiveram em melhor forma. Aos demais: vamos treinar turma!
Marcos Roberto.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

pantani rei das montanhas


Marco Pantani (Cesena, 13 de janeiro de 1970Rimini, 14 de fevereiro de 2004) foi um ciclista profissional italiano, reconhecido mundialmente como um dos melhores escaladores de sua geração.
O ponto alto de sua carreira foi o ano de 1998, quando venceu o Giro da Itália e o Tour da França, as duas competições mais importantes do esporte. A bandana que ele costumava utilizar o seu estilo de ataques individuais tornaram-no mais conhecido como 'Il Pirata' (O Pirata) pela torcida e pela imprensa italiana. Entretanto, em 1999, sua carreira começou a decair, em virtude de um suposto envolvimento com drogas ("doping"). Nesse ano, foi reprovado em um exame de sangue realizado durante o Giro.

O extraordinario Marcos Pantanni

O Extraordinário Marco Pantani !!

O ciclista profissional Marco Pantani foi Reconhecido mundialmente como um dos melhores escaladores de sua geração.Nascido em Cesena na Itália no dia 13 de janeiro de 1970, Pantani tinha um físico clássico de escalador.O ponto mais alto de sua carreira foi o ano de 1998, quando venceu o Giro da Itália e o Tour da França, as duas competições mais importantes do esporte.A bandana que ele costumava utilizar o seu estilo de ataques individuais tornaram-no mais conhecido como 'El Pirata' (O Pirata) pela torcida e pela imprensa italiana.Com 1,72 m e apenas 57 kg, Pantani provou o seu potencial no seu primeiro Tour, em 1994, quando foi o 3° colado e ganhou a mítica etapa com chegada no cume de Alpe d'Huez.Quando tudo indicava que teria uma carreira meteórica, Pantani sofreu um terrível acidente durante uma competição na Itália.Sua perna esquerda sofreu graves lesões e a continuidade de sua carreira como atleta de competição foi questionada.Devido à sua grande força de vontade, Pantani conseguiu recuperar-se e voltou a competir no ano de 1997, mas sofreu uma nova queda quando um gato cruzou diante de sua bicicleta durante o Giro da Itália.No entanto, conseguiu reabilitar-se a tempo de participar do Tour da França do mesmo ano, tendo participado da disputa pela camisa amarela (distinção reservada ao líder da competição).Em virtude de sua compleição, Pantani era praticamente inigualável nas altas montanhas dos Alpes e dos Pirineus.No Tour de 1998 Pantani se tornou o primeiro italiano desde Felice Gimondi (1965) a vencer o Tour.A sua vitória é ainda mais espetacular porque nas últimas décadas o Tour tem sido dominado pelos corredores especialistas em etapas individuais contra o relógio, como Miguel Induráin, Jan Ullrich, Bjarne Riis e, mais recentemente, Lance Armstrong.Desde os tempos de Lucien van Impe que um escalador "puro-sangue" não vencia a competição. Marco Pantani também mostrou suas perfomances espetaculares no Giro da Itália, onde o grande número de etapas montanhosas favoreceram o seu estilo.DeclínioAs boas notícias acabaram quando, no Giro de 1999 - o qual tudo levava a crer que também seria vencido por Pantani, ele foi expulso da competição porque um exame de sangue revelou um alta taxa de glóbulos vermelhos no seu sangue, um indicativo (não taxativo) de que provavelmente utilizou a substância proibida EPO.Fora das corridas durante todo o ano, tornou a participar do Tour no ano 2000. Embora longe de mostrar a performance espetacular que lhe caracterizou, Pantani ainda teve um duelo incrível com Lance Armstrong, pedalada a pedalada, na subida do assustador Mont Ventoux, quando deixaram para trás todos os demais competidores.Foi a última vitória importante do "Pirata".Triste fimApesar de todas as acusações de uso de drogas dopantes, Pantani continuou extremamente popular entre seus fãs, já que muitos eram nostálgicos do período em que os escaladores explosivos, que atacavam e venciam as etapas de montanha, dominavam a cena esportiva do ciclismo.Em junho de 2003, Pantani internou-se em uma clínica especializada no norte da Itália, sofrendo de depressão, e as esperanças de vê-lo novamente nas grandes competições esvaneceram-se.Em 14 de fevereiro de 2004, morreu subitamente em um hotel de Rimini, Itália. A autópsia revelou que ele morreu em virtude de uma parada cardíaca provocada por overdose de cocaína.Histórico esportivo
19942° lugar geral no Giro da Itália (com 2 vitórias de etapa)3° lugar geral no Tour da França19952 vitórias de etapa no Tour da França3° lugar no Campeonato Mundial de Ciclismo.19973° lugar geral no Tour da França (com 2 vitórias de etapa)19981° lugar geral no Giro da Itália (com 2 vitórias de etapa)1° lugar geral no Tour da França (com 2 vitórias de etapa)19994 vitórias de etapa no Giro da Itália (desclassificado durante a competição em virtude de resultado positivo no exame anti-dóping)20002 vitórias de etapa no Tour da França
Mais fotos...